A vereadora de João Pessoa, Rebeca Sodré (União Brasil), convida a população para sessão especial de sua autoria em alusão ao Agosto Lilás de enfrentamento à violência contra a mulher, que vai acontecer nesta segunda-feira (8), às 15h.
Nesta semana, Rebeca usou a tribuna da Casa para destacar dados sobre a participação feminina nos espaços de poder e alertar para o combate à violência contra as mulheres.
Rebeca Sodré citou dados da União Interparlamentar em um estudo sobre as nações, mostrando que das 192 países do mundo, o Brasil ocupa a posição 142º em participação feminina em espaços de poder. “Isso é um absurdo! Um país como o Afeganistão tem 27% de representação feminina, enquanto no Brasil só temos, pasmem, 12% no Senado e 15% na Câmara Federal. De todas as cidades do Brasil, em 900 nenhuma mulher foi eleita vereadora. Aqui na CMJP tivemos um retrocesso quando em 2016 apenas uma mulher foi eleita”, lamentou a vereadora.
“Fico muito grata de hoje estar nesta Casa ao lado de grandes mulheres, como as vereadoras Helena Holanda, Fabíola Rezende, e em ver que essa participação vem aumentando, mas graças a muita luta. Vimos uma evolução legislativa muito necessária, que conferiu a possibilidade de mais mulheres fazerem parte da vida política, com um percentual de 30 a 70%. Hoje esses 30% são utilizados para as mulheres, mas eu espero que em breve eles sejam utilizados para os homens, porque hoje já representamos quase 53% da população brasileira, mas não vemos isso nos cargos eletivos de poder”, destacou Rebeca, salientando a importância do combate à violência política.