O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, em nome de todos os parlamentares e servidores, lamenta a morte do empresário e ex-senador da Paraíba José Carlos da Silva Júnior, que faleceu na manhã desta sexta-feira (5), em São Paulo, em decorrência de complicações da Covid-19. Ele tinha 94 anos de idade.
“Recebemos a notícia da morte do amigo José Carlos com profunda tristeza. Infelizmente, ele é mais um a perder a vida vítima dessa doença que vem causando tantas dores a milhares de famílias. José Carlos era um homem íntegro e um empresário com serviço bastante relevante para a Paraíba. Além disso, atuou muito bem na política do nosso estado, onde foi senador e vice-governador”, destacou o presidente Adriano Galdino.
O empresário e ex-senador, José Carlos da Silva Júnior, estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele teve uma parada cardiorrespiratória em consequência da Covid-19. José Carlos da Silva Júnior foi vice-governador da Paraíba (de 1983 a 1986), senador da República (1996 a 1999), e presidente, por dois mandatos, da Associação Brasileira das Indústrias de Café.
Aguinaldo Ribeiro (Deputado Federal)
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro ressaltou a trajetória de José Carlos e a contribuição dada por ele para à Paraíba não apenas na parte empresarial, na qual conquistou grande êxito, auxiliando no crescimento econômico e na geração de emprego no estado, mas também durante sua atuação política já que foi suplente de senador e vice-governador da Paraíba.
“Estamos muito tristes com a notícia do falecimento de José Carlos da Silva Júnior. Homem íntegro, que dedicou sua vida ao trabalho e ao empreendedorismo, levando o nome da Paraíba por todo o país. Rogo que a família e os amigos possam ser consolados neste momento de dor. Essa é sem dúvida uma grande perda para o nosso estado” lamentou o parlamentar
Bruno Cunha Lima (Prefeito de Campina Grande)
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima emitiu nota de profundo pesar pelo falecimento, na manhã desta sexta-feira, 5, São Paulo, vítima da Covid-19, do empresário José Carlos da Silva Júnior. Bruno decretou luto oficial de três dias no Município pela morte do presidente do Grupo São Braz e do Sistema Paraíba de Comunicação, que faleceu na capital paulista, após duas semanas internado no Hospital Sírio-Libanês.
– Zé Carlos, como era mais carinhosamente conhecido, é um dos casos mais eloquentes de um filho-símbolo de Campina Grande: empreendedor, visionário, incansável e que sempre teve prazer em trabalhar e realizar”, destaca o prefeito campinense.
Camila Toscano (Deputada Estadual)
A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) lamentou nesta sexta-feira (5) a morte do empresário, presidente do Grupo São Braz e proprietário das TVs Cabo Branco e Paraíba, José Carlos da Silva Júnior, em decorrência da covid-19, aos 94 anos. O empresário estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.
“José Carlos foi um empreendedor visionário que também se destacou na política da nossa Paraíba, defendendo no Congresso Nacional temas importantes como questões econômicas e principalmente fazendo a defesa dos mais pobres. A Paraíba perde um grande homem que contribuiu muito para o desenvolvimento do estado. Meus sinceros votos de pesar aos familiares em nome dos filhos Ricardo Carlos, Eduardo Carlos e Eliane Freire, e a todos os amigos e admiradores do grande empresário José Carlos”, disse Camila.
Cássio Cunha Lima (Ex-Senador)
Sempre tive esse olhar de admiração por José Carlos da Silva Júnior, somado a um profundo respeito. Não só a Paraíba perde um grande empresário, o Brasil perde um dos seus maiores empreendedores. Um vencedor nato, homem sempre à frente do seu tempo. Um visionário que manteve os pés no chão sem nunca tirar os olhos para as estrelas. Suas empresas fazem parte das nossas vidas. Mais um que foi vencido pela terrível Covid. Com 94 anos mantinha-se ativo e atual, um exemplo de vitalidade e gosto pelo trabalho. Transmito a toda família minhas condolências e pesar. O legado será imenso. Que belo exemplo de um homem trabalhador, um verdadeiro vencedor! P.s: Foi Vice-Governador e Senador Suplente, exercendo o mandato em diversas ocasiões. Mas se orgulhava mesmo de ser empreendedor.
Daniella Ribeiro (Senadora)
Com pesar, recebi a notícia do falecimento de José Carlos da Silva Júnior, cuja história de homem visionário e empreendedor elevou o nome da nossa Paraíba em tantos segmentos, da indústria alimentícia, passando pela esfera política e pela área da comunicação.
Perdemos mais uma pessoa para a covid-19, doença que não para de fazer vítimas e de destroçar famílias. Não são números apenas, cada perda carrega uma história. E a de José Carlos orgulha o nosso estado.
Aos familiares e aos muitos amigos que ele conquistou ao longo da vida, meus sinceros sentimentos pela perda.
Eduardo Carneiro (Deputado Estadual)
O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) lamentou nesta sexta-feira (5) a morte do empresário, presidente do Grupo São Braz e proprietário das TVs Cabo Branco e Paraíba, José Carlos da Silva Júnior, em decorrência da Covid-19, aos 94 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.
“A Paraíba perde um grande homem que dedicou sua vida ao empreendedorismo, fazendo com que nosso estado fosse o ponto de partida de uma das maiores indústrias desse país. Também não podemos deixar de destacar sua atuação política sempre defendendo as causas econômicas e sobre a pobreza no Brasil. Deixo o meu voto de mais profundo pesar aos familiares em nome dos filhos Ricardo Carlos, Eduardo Carlos e Eliane Freire, além de amigos do empresário José Carlos”, disse Eduardo Carneiro.
João Azevêdo (Governador da Paraíba)
O governador João Azevêdo lamentou, com pesar, a morte do empresário José Carlos da Silva Júnior, presidente do Grupo São Braz e proprietário das TVs Cabo Branco e Paraíba. Ele morreu na manhã desta sexta-feira (5), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, vítima de complicações da Covid-19.
Embora sua trajetória profissional tenha sido construída como empresário nos segmentos de alimentos, comunicação e automotivo, José Carlos da Silva Júnior também atuou na política chegando ao cargo de vice-governador da Paraíba, conquistado ao lado de Wilson Braga, em 1982. Ele ainda foi eleito suplente de senador, assumindo a vaga nos anos de 1996, 1997 e 1999.
Além da atividade política, José Carlos da Silva Júnior também participou ativamente de importantes entidades do setor industrial. Foi presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), do Sindicato do Milho, Torrefação de Café e Refinação do Sal do Estado da Paraíba; vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); diretor da Bolsa de Mercadorias da Paraíba, além de ter integrado os conselhos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação Comercial de Campina Grande.
Neste momento de perda e de despedidas, o governador João Azevêdo se solidariza com todos os seus familiares e amigos e externa suas condolências.
Jutay Meneses (Deputado Estadual)
“A Paraíba perde um grande homem. Um visionário, que através de muito trabalho colaborou para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos), ao lamentar o falecimento do empresário paraibano José Carlos da Silva Júnior, aos 94 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês acometido da covid-19 e teve uma parada cardiorrespiratória.
Jutay destaca o legado deixado por José Calos e a sua atuação na construção de umas das maiores indústrias de café e de produtos alimentícios do Brasil – a São Braz, além das empresas na área de Comunicação e concessionárias automobilísticas.
“Neste momento de tanta dor, rogo a Deus conforto para o coração dessa família e externo meu sentimento de pesar. José Carlos foi um grande homem e deixa seu nome marcado na história da Paraíba”, disse.
Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa
A Paraíba está de luto. Perdemos hoje um grande paraibano, o empresário José Carlos da Silva Júnior, presidente do Grupo São Braz. José Carlos, ao longo da vida, se transformou em modelo de empreendedor e grande entusiasta do desenvolvimento econômico do Estado. Trilhou, na vida empresarial, um caminho de sucesso que serve de inspiração para todos os paraibanos.
Zé Carlos, como era carinhosamente chamado pelos amigos, faleceu aos 94 anos, em São Paulo, em decorrência da Covid-19. Ele era viúvo e deixa três filhos: Ricardo Carlos, Eduardo Carlos e Eliane Freire.
Seus ensinamentos e exemplo de vida no ramo empresarial e na política orgulham a todos nós. Aos amigos e familiares, manifestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade. O momento é de grande tristeza.
Pedro Cunha Lima (Deputado Federal)
O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) lamentou nesta sexta-feira (5) a morte do empresário, presidente do Grupo São Braz e proprietário das TVs Cabo Branco e Paraíba, José Carlos da Silva Júnior, em decorrência da covid-19, aos 94 anos. O empresário estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. Para Pedro, José Carlos teve um papel importante na economia, na política e na realidade social da Paraíba com posições sempre firmes em defesa do desenvolvimento do estado.
“Hoje é um dia muito triste para o nosso estado que perde um grande homem. Um empresário que elevou o nome da Paraíba e, quando político, se destacou pelas bandeiras de luta adotadas como vice-governador e como senador. Fica aqui o meu mais profundo voto de pesar aos filhos Ricardo Carlos, Eduardo Carlos e Eliane Freire, e a todos os familiares e admiradores pela partida de José Carlos”, afirmou Pedro.
Ruy Carneiro (Deputado Federal)
É com pesar que recebo a notícia da morte do empresário e amigo, José Carlos da Silva Júnior, presidente do Grupo São Braz e proprietário das TVs Cabo Branco e Paraíba, no dia de hoje. Infelizmente ele foi mais uma vítima da COVID-19. Respeitado por todos, foi um grande profissional visionário e ser humano. José Carlos também contribuiu na história da política, atuando no cargo de vice-governador da Paraíba, conquistado ao lado de Wilson Braga, em 1982. Além de ter sido eleito suplente de senador, assumindo a vaga nos anos de 1996, 1997 e 1999. Com certeza esta é uma grande perda. Manifesto aqui meus sinceros sentimentos a todos os familiares.
Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados do Petróleo na Paraíba (SINDIPETRO-PB)
O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados do Petróleo na Paraíba (SINDIPETRO-PB), entidade que representa os interesses de um dos mais importantes segmentos da nossa economia e que gera mais de 6 mil empregos diretos e outros 50 mil indiretos, lamenta profundamente a morte do presidente do Grupo São Braz e proprietário das TVs Cabo Branco e Paraíba, José Carlos da Silva Júnior, que faleceu na manhã desta sexta-feira (5) em decorrência da Covid-19. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.
José Carlos tinha 94 anos, era viúvo e deixa três filhos, Ricardo Carlos, Eduardo Carlos e Eliane Freire. Os sentimentos de todos que fazem o comércio varejista de combustíveis da Paraíba aos familiares e amigos desse grande empresário paraibano.
Tovar Correia Lima (Deputado Estadual)
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) lamentou o falecimento do empresário campinense José Carlos da Silva Júnior, nesta sexta-feira (5). Proprietário do Grupo São Braz e da Rede Paraíba de Comunicação, ele faleceu devido a complicações da covid-19. “Um homem visionário, ousado e que a partir dos seus negócios contribuiu com o crescimento do nosso Estado. Uma grande perda”, comentou.
Tovar ressaltou a trajetória de empreendedor de sucesso, que construiu com muito trabalho umas das maiores indústrias de café e de produtos alimentícios do Brasil, além de também atuar na área de Comunicação e de concessionárias automobilísticas. O parlamentar citou também a sua contribuição na política paraibana, já que ele assumiu a cadeira no Senado Federal por três ocasiões, quando suplente do senador Ronaldo Cunha Lima.
“José Carlos foi sem dúvidas um dos grandes paraibanos da nossa contemporaneidade. Sua atuação no mundo dos negócios gerou grandes ganhos para nosso Estado e sua atuação na política, apesar de curta também. Ele sempre defendeu o desenvolvimento econômico como força motriz para o desenvolvimento humano. Minhas condolências a toda a família nessa hora de dor”, ressaltou.
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lamenta, com pesar, o falecimento do presidente da Rede Paraíba de Comunicação e ex-Senador da Paraíba, José Carlos da Silva Júnior, aos 94 anos, na manhã desta sexta-feira (5), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado em decorrência de covid-19.
O empresário José Carlos da Silva Júnior era viúvo e deixa três filhos: Ricardo, Eduardo e Eliane Freire.
Paraibano, nascido em Campina Grande, José Carlos da Silva Júnior foi Vice-Governador do Estado da Paraíba, Senador da República e Presidente, por dois mandatos, da Associação Brasileira das Indústrias de Café.
A UFPB apresenta as condolências aos familiares, colegas e amigos.
Wilson Filho (Deputado Estadual)
É com tristeza que recebo a notícia do falecimento do presidente do grupo São Braz e proprietário das Tvs Cabo Branco e Paraíba, empresário José Carlos da Silva Júnior, que morreu na manhã desta sexta-feira (05), em São Paulo.
Ao longo de seus 94 anos de vida, José Carlos dedicou sua trajetória ao trabalho e construiu um legado de desenvolvimento para toda a Paraíba nos segmentos empresariais de alimentos, comunicação e automotivo.
José Carlos também deixou sua marca na política como defensor de melhorias à conjuntura econômica do Nordeste e brasileira, quando exerceu os cargos de vice-governador e senador.
Nesse momento de perda para toda a Paraíba, meus sentimentos e solidariedade aos três filhos, Ricardo Carlos, Eduardo Carlos e Eliane Freire.