BIG DATA: levantamento revela que João Azevedo e Nilvan Ferreira estão polarizando a campanha nas redes sociais

A disputa pelo Palácio da Redenção, pouco mais de 40 dias para o pleito, começa a afunilar em torno dos nomes do atual governador João Azevêdo (PSB) e do comunicador Nilvan Ferreira (PL). É o que mostra mais um levantamento produzido pela Ativa Web, empresa especializada em Big Data do multimídia Alek Maracajá, que leva em consideração o desempenho nas plataformas de redes sociais dos quatro principais nomes na disputa pelo Palácio da Redenção, no período compreendido entre o dia 1º ao dia 22 de agosto.

Pelo levantamento, o atual governador João Azevêdo polariza a disputa no ambiente digital com o comunicador Nilvan Ferreira, do PL. O ‘retrato’ dos números sugerem outro ingrediente importante, a disputa nacional, polarizada por Lula, do PT, e Jair Bolsonaro, atual presidente que concorre à reeleição pelo PL.

Os números também mostram que as candidaturas do deputado federal Pedro Cunha Lima, do PSDB, e do senador Veneziano Vital do Rêgo, não conseguem mobilizar a ponto de despertar qualquer interesse dos internautas em seus nomes na disputa pelo governo estadual. Para se ter uma idéia, Pedro e Veneziano, que tem dito e repetido que é o único candidato de Lula na Paraíba, até apresentaram uma melhora sensível nesse inicio da campanha, mas insuficiente para chamar a atenção e mobilizar os usuários das principais plataformas de redes sociais.

O atual governador João Azevêdo, do PSB, avançou muito nas redes, com ampliação de seu percentual de engajamento, que é medido a partir das interações que recebe dos internautas via plataformas. Líder absoluto em número de seguidores, o pré-candidato pelo PL, Nilvan Ferreira, dobrou o número de interações nas redes e está conseguindo engajar mais que antes da campanha, o que mostra que o comunicador acerta ao vincular-se ao atual presidente Jair Bolsonaro, do mesmo partido.

O levantamento elaborado pela Ativa Web tem como referência temporal o período compreendido entre o dia 1º a 22 de agosto, com base nos números obtidos pelas plataformas Instagram e Facebook, consideradas redes mais populares do país.

Confira o levantamento: Análise AtivaWeb GovPB

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