A TV Globo acaba de divulgar pesquisa do Ipec (ex-Ibope) sobre a sucessão estadual em São Paulo. O petista Fernando Haddad (foto) aparece na liderança, com 29% das intenções de voto.
Em segundo lugar vem Tarcísio de Freitas (Republicanos), o candidato de Jair Bolsonaro, com 12% —numericamente à frente, mas em situação de empate técnico com o governador Rodrigo Garcia (PSDB), que tem 9%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais.
Outros candidatos ao governo paulista têm de 2% para menos.
Apadrinhado por Lula, o ex-prefeito de São Paulo também tem a maior rejeição: 32% dos entrevistados pelo Ipec dizem não votar em Haddad de jeito nenhum. Tarcísio é rejeitado por 12%, e Rodrigo Garcia por 11%.
O levantamento mostra ainda que 23% dos paulistas declaram voto nulo ou em branco, e 16% ainda não sabem em quem votar.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, o ex-governador Eduardo Leite lidera a disputa com 32% das intenções de voto.
O segundo colocado, o ex-ministro-chefe da Casa Civil de Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, tem 19%.
Segundo o Ipec, Leite também lidera em rejeição. Foram 32% dos entrevistados que afirmaram não votar em nenhuma hipótese no ex-governador, que deixou o cargo no início deste ano em tentativa fracassada de disputar as eleições presidenciais.
A pesquisa, registrada no TSE sob o número BR-04133/2022, envolveu 1.008 pessoas e foi realizada entre 12 e 15 de agosto em 56 cidades.
Rio de Janeiro
A TV Globo também divulgou nesta segunda (15) a pesquisa do Ipec, ex-Ibope, sobre a sucessão estadual no Rio de Janeiro. O atual governador, Cláudio Castro, lidera numericamente, com 21% das intenções de voto.
Como a margem de erro do levantamento é de três pontos, Castro está em situação de empate técnico com o segundo colocado, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB, foto), que tem 17%. O pedetista Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niterói, vem bem atrás, com 5%.
Minas Gerais
Em Minas, o governador Romeu Zema lidera a disputa com 40% das intenções de voto.
O segundo colocado, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, tem 22%.
A pesquisa, registrada no TSE sob o número BR-05666/2022, envolveu 1.200 pessoas e foi realizada entre 12 e 14 de agosto em 67 cidades.