Liderando a corrida ao Senado no cenário mais provável de 2022, com 20% das intenções de votos na pesquisa Datavox, divulgada nesta sexta, 26, o deputado federal Efraim Filho confirma uma regra fundamental na política: time que não joga não tem torcida.
A regra é elementar, mas poucos políticos entendem – ou têm coragem para sair da zona de conforto. Com uma reeleição garantida à Câmara Federal, Efraim ousou na sua carreira, e até agora vem dando certo. Seu nome ganha musculatura e entra de vez na elite da política estadual.
Efraim logrou êxito no primeiro passo, consolidar sua pré-candidatura ao Senado e se mostrar viável. O próximo passo – e mais importante – independe dele, que é garantiar o apoio do governador João Azevedo e toda a estrutura da máquina estadual e boa parte do grupo político que sustenta o governo.
Confira os números:
A pesquisa foi realizada na modalidade estimulada (àquela em que o entrevistado opta pelas opções pré-definidas).
SOBRE A PESQUISA
• Margem de erro: 2,2% pontos percentuais para mais ou para menos.
• Quem foi ouvido: 2003 eleitores de 70 municípios, com 16 anos ou mais
• Quando a pesquisa foi feita: 20, 21 e 22 de novembro
• O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro
• Coleta de dados: Entrevistas pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores do DATAVOX – Pesquisas de Opinião Pública e Estatísticas Ltda, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público.