Mesmo com tantos problemas educacionais vivenciados no Brasil, no que se refere as avaliações externas, o município de Monte Horebe sai na frente e cria seu Sistema próprio de avaliação interna, denominado de SIMA – Sistema Interno de Monitoramento da Aprendizagem.
Com o título de Cidade Educadora, o município tem investido pesado na melhoria da qualidade da educação ofertada. O SIMA é somente mais uma das ações que visam especificamente acompanhar os alunos e contribuir para a melhoria da aprendizagem. As avaliações servem como base para que professores, coordenadores revejam suas práticas e busquem atender as necessidades educacionais dos alunos, planejando e reavaliado sua prática.
Outro ponto que merece destaque é que o SIMA servirá também de aquecimento para as avaliações externas a nível Estadual e Federal, com os Programas SOMA e o MAIS ALFABETIZAÇÃO.
As avaliações internas foram elaboradas tendo com parâmetro os descritores, que contém as habilidades que são esperadas dos alunos nas diferentes etapas da escolarização.
Inicialmente o SIMA foi aplicado com as turma dos anos iniciais do ensino fundamental ( 1º ao 5 º ano), porem a projeto de ser expandido para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos finais).
Assessoria