Efraim consegue aprovar empréstimo de R$366 milhões ao governo da Paraíba para a adutora Transparaíba e infraestrutura hídrica do estado

O líder do União Brasil no Senado, senador Efraim Filho (PB) foi o relator da Mensagem (SF) N° 61, DE 2024, de autoria da Presidência da República, aprovada nesta terça-feira (10) na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal, que submete à Casa autorização para contratar operação de crédito externo, no valor de US$ 60.949,600 (sessenta milhões, novecentos e quarenta e nove mil e seiscentos dólares), cerca de 366 milhões de reais, entre o Governo do Estado da Paraíba e o New Development Bank (NDB), cujos recursos destinam-se ao financiamento do Projeto de Infraestrutura Hídrica na Paraíba: Sistema Adutor Transparaíba, Ramal Curimataú 2ª etapa, e Sistema Adutor da Microrregião 89.

Perguntado se não seria contraditório defender um empréstimo que vai beneficiar o governo de João Azevedo (PSB), Efraim foi direto: “Sou a favor da Paraíba e dos paraibanos. A política não pode agir para prejudicar os interesses maiores do estado em nome de picuinhas partidárias”.

O senador também explicou que o projeto de infraestrutura hídrica inclui duas grandes iniciativas para melhorar o abastecimento de água em regiões semiáridas da Paraíba: o sistema adutor Transparaíba, com a segunda etapa do ramal Curimataú, e o Sistema Adutor da Microrregião 89.

“A segunda etapa do ramal Curimataú vai permitir que o sistema adutor Transparaíba atenda cerca de 77 mil pessoas na região do Agreste paraibano. Inclui a construção de 182 quilômetros de adutoras, sete estações de bombeamento e nove reservatórios. O objetivo é ampliar a oferta de água encanada em uma área onde o acesso é limitado, com a média atual de fornecimento sendo de apenas 114 dias por ano. E, como todos nós sabemos, água é vida”, disse o senador.

“Já o Sistema Adutor da Microrregião 89” – continuou Efraim – “vai beneficiar mais de 50 mil habitantes do sertão paraibano. Serão instalados 103 quilômetros de adutoras, cinco estações de bombeamento, dois reservatórios e duas estações de tratamento de água. Este sistema visa resolver problemas de escassez, ampliando o acesso à água para localidades com média de abastecimento de 179 dias por ano”.

“Não restam dúvidas da importância do empréstimo, tampouco de sua extrema relevância. Trata-se de iniciativa que, com certeza, trará enormes ganhos ao povo da Paraíba”, finalizou Efraim.

Comentar com Facebook

Comentários

Opinião

Mais Lidas

Outras Notícias