A partir desta quarta-feira (1º), a Prefeitura Municipal de Bayeux, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, dará início ao Cadastro Cultural do município. O objetivo é atender às exigências das leis de apoio, fomento e incentivo às atividades culturais e artísticas em âmbito municipal.O cadastramento será realizado até o 10 de julho e poderá ser feito na sede da prefeitura, no endereço bayeux.pb.gov.br/cadastrocultural ou presencialmente na sede da edilidade, na Avenida Liberdade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h.
Com o cadastro será possível construir um amplo banco de dados contendo informações detalhadas e atualizadas de artistas, agentes e produtores, bem como de espaços, grupos, entidades e instituições culturais que exerçam suas atividades no município. Outra finalidade é o estabelecimento de indicadores sobre a cadeia produtiva da cultura em Bayeux, embasando o planejamento e a execução de políticas públicas de apoio e incentivo às ações culturais.
Com a inclusão nesse Cadastro, será possível aos que fazem a cultura em Bayeux, se habilitarem para receber benefícios das Leis de Incentivo à Cultura, em níveis federal, estadual e municipal.
“Esse Cadastro Cultural já permitirá que os artistas e entidades culturais de Bayeux recebam os benefícios da Lei Aldir Blanc, recentemente aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, que oferece um auxílio emergencial ao setor da Cultura, em face da pandemia do corona vírus”, afirmou o prefeito Jefferson Kita.