EXCLUSIVO: MP diz que Berg Lima é contumaz na prática de crimes e pede seu afastamento por locação de veículos fantasmas

De acordo com a mais nova denúncia do Ministério Público, o batedor de carteira de Bayeux, Berg Lima, continua metendo sua mão grande nos cofres públicos da cidade.

O ex-presidiário agora é acusado de contratar veículos fantasmas à empresa Z Veículos, e teve seu afastamento solicitado pelo Ministério Público no mês de novembro.

O relator é o desembargador Ricardo Vital, o mesmo relator da Operação Calvário. Conhecido por ser linha dura, o afastamento do ex-presidiário de Bayeux é quase certo.

Confira um trecho da denúncia:

Segundo o documento, nos meses de janeiro e fevereiro de 2017, o prefeito de Bayeux, GUTEMBERG DE LIMA DAVI, autorizou despesas por serviços de locação dos veículos Ford F 4000. placa MOP-9912, e Caminhão Trucado, placa PGJ-2549, os quais, na verdade, jamais estiveram à disposição da administração pública de Bayeux, consumando, portanto, a partir dos pagamentos realizados (06.03.207 e 23.03.2017), o desvio de rendas públicas em favor do proprietário da empresa Z VEÍCULOS EIRELLI – EPP, o denunciado PEDRO LINDOLFO DE LUCENA, causando prejuízo ao erário de R$ 32.760,00 (trinta e dois mil e setecentos e sessenta reais).

De acordo com o MP, o desvio de recursos públicos restou caracterizado a partir da constatação de que os veículos Ford F4000, placa MOP-9912, e caminhão trucado, placa PGJ-2549, não prestaram serviços à administração pública.

Além da prova oral, documentos inclusos, notadamente as planilhas de registro de abastecimento de combustível revelaram que esses veículos nunca foram utilizados pela prefeitura de Bayeux.

Para homiziar o desvio de rendas, foram falsificados diversos documentos, públicos e particulares, mediante inserção de informações não verdadeiras. Nesse aspecto, a empresa Z VElCULOS EIRELLI – EPP, gerida por PEDRO LINDOLFO DE LUCENA, expedia notas fiscais com conteúdo falso, as quais recebiam a chancela, igualmente inverídica, dos denunciados CAIO CABRAL DE ARAÚJO e DIEGO MARCHETTI, servidores públicos responsáveis por atestarem os serviços retratados nos ditos documentos fiscais, para, em seguida, o acoimado WHASHINGTON TAVARES DE ASSIS, então Diretor de Compras, solicitar os empenhos e, finalmente, o Prefeito de Bayeux/PB, GUTEMBERG DE LIMA DAVI, autorizar a despesa e posteriormente os pagamentos indevidos, exercendo, cada um dos acoimados, na divisão das tarefas, papel indispensável a consumação dos crimes de desvio de rendas públicas.

De acordo com o subprocurador Alcides de Moura Jansen, Berg Lima vem cometendo reiteradas ilegalidades
em detrimento do erário da prefeitura de Bayeux, mediante desvios contínuos e escancarados de recursos e indevidas acomodações em cargos públicos:

Portanto, diante da gravidade dos fatos narrados, da constatação de que o Prefeito é contumaz na prática de crimes contra administração pública, lesando os já combalidos cofres municipais, e da premente conveniência da instrução deste feito, em busca da verdade real, requer este Órgão Ministerial o AFASTAMENTO CAUTELAR do prefeito GUTEMBERG DAVI DE LIMA do exercício do seu cargo.

Comentar com Facebook

Comentários

Opinião

Mais Lidas

Outras Notícias