Fabiano Lucena e Henrique Maroja tentam resgatar Parahyba como nome da Capital e retomar antiga bandeira do Estado

Uma campanha para resgatar o nome da Capital para Parahyba começa a criar corpo e forma após a iniciativa do ex-deputado estadual e atual secretário executivo de Meio Ambiente do Estado, Fabiano Lucena, nas redes sociais. A ideia foi abraçada por Henrique Maroja, pré-candidato a deputado estadual pelo PPS.

A mudança do nome de João Pessoa para Parahyba tem sido um debate cíclico nas últimas décadas, mas que nunca se efetivou. Fabiano e Maroja também defendem a retomada da antiga bandeira da Paraíba, que foi alterada após a morte de João Pessoa, com as cores representando sangue e luto, e o famoso “Nego”.

O resgate busca corrigir um erro histórico da classe política paraibana, que no calor de uma tragédia resolveu mudar o nome de uma cidade para homenagear um político; um gesto personalista que não combina com governos republicanos. Vamos imaginar uma eventual tragédia com Ricardo Coutinho, José Maranhão ou Cássio Cunha Lima. Seria justo mudar o nome da Capital para homenageá-los? Certamente, não!

De acordo com Henrique, a luta pela volta da bandeira e mudança do nome da capital paraibana, para Parahyba, não é pessoal nem contra o grande e importante governador João Pessoa.

“Reconhecemos sua contribuição e importância na história, mas nenhum homem, por melhor que tenha sido, pode ser maior que o próprio estuário do Parahyba, esse sim foi e ainda é responsável pretérito sobre a nascimento e desenvolvimento de nosso estado!”, explicou Henrique Maroja.

“Henrique é um tipo de idealista consciente que faz parte de uma engrenagem maior e quer contribuir. Sua entrega à política é verdadeira. Temos que garantir espaço para os idealistas. Ele quer resgatar o nome da capital, Parahyba”, afirmou Fabiano Lucena, que também declarou apoio à pré-candidatura de Henrique Maroja.

“Receber o apoio e torcida de um grande idealista como Fabiano Lucena, é uma grande honra e nos torna ainda mais conscientes do tamanho de nossa responsabilidade. Fabiano foi o secretário de esporte que criou o bolsa atleta, e hoje é o secretário de meio ambiente que está fazendo o melhor trabalho nessa área de todos os tempos: preservação de nossos corais e ilhas, criação do Parque das Trilhas na Capital paraibana, suporte e apoio à criação do Parque Nacional da Serra de Teixeira, entre outras tantas ações dirigidas por ele e que a Paraíba agradece pelo espírito público com viés sustentável e responsável com as próximas gerações”, disse Maroja.

Comentar com Facebook

Comentários

Opinião

Mais Lidas

Outras Notícias