Todos concordam que o resultado eleitoral de 2022 mexeu com o moral da gestão de Cícero Lucena. E não era pra menos. Pela primeira vez um Cunha Lima venceu na capital, mesmo sem o apoio das três maiores máquinas administrativas; governo, prefeitura e ALPB
Não que o prefeito Cícero Lucena tenha sido o único responsável pela péssima votação do governador João Azevedo em João Pessoa, mas, de certa forma contribuiu. Pandemia e bolsonarismo também explicam o resultado eleitoral adverso.
De lá pra cá, foi possível perceber uma mudança de postura na gestão municipal, com mais trabalho e ações, principalmente na mobilidade urbana.
A região do Bessa, por exemplo, será beneficiada com uma ponte estaiada que vai ligar as Ruas Mirian Barreto Rabelo com a Rua Suzy Lacerda e o Retão de Manaíra. Também será feito o alargamento de vias locais e implantação de binários.
Um grande alívio para o caótico trânsito daquela região.
São mais de R$ 35 milhões em obras de infraestrutura, que garantirão também a pavimentação de 1.037 ruas até 2024, e todas com serviço de drenagem.
O Parque das Três Ruas (Bancários) e o Parque da Cidade (Bessa), assim como as obras de mobilidade em seus entornos, terão um resultado eleitoral imenso em 2024, bem como o Parque do Róger, que está em processo de licitação.
As obras de reestuturação de escolas e USF’s também foram impulsionadas este ano, e garantirão um atendimento com mais qualidade em diversos bairros.
O que ainda falta à gestão de Cícero é uma grande obra de mobilidade, daquelas que traz um benefício imediato à população. João Pessoa tem quase 1 milhão de habitantes e não pode continuar dependendo eternamente da BR-230 para se locomover.
Uma via às margens do Rio Paraíba ou da linha férrea poderia ser o trunfo do prefeito na mobilidade urbana.
A expectativa é que Cícero Lucena chegue eleitoralmente, em 2024, muito maior do que ele saiu em 2022. Obras e ações ele terá a apresentar. E caberá ao marketing da campanha comunicar as grandes ações da gestão de forma clara e estratégica, reforçando o conceito do trabalho e da continuidade.
Cícero terá muito o que mostrar em 2024, mas não pode vacilar, e precisa antecipar sua reforma administrativa para o final do ano, com agentes que dialoguem melhor com o governo do estado, tirando mais proveito da parceria com o governador.
Não duvidem, Cícero chegará forte em agosto do ano que vem. Vale lembrar que o instituto da reeleição tem uma taxa de sucesso de mais de 90% nas capitais.