Ao lado do prefeito Bevilacqua Matias e do deputado estadual Genival Matias, o governador João Azevêdo entregou, no último sábado (25), em Juazeirinho, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e o sistema de dessalinização do sítio Alto Grande.
Na ocasião, o gestor também assinou a ordem de serviço para início das obras de implantação da segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário do município e recebeu o título de cidadão honorário de Juazeirinho da Câmara Municipal da cidade. A vice-prefeita Ana Virgínia, vereadores, o secretário João Gonçalves, auxiliares da gestão municipal e estadual e a sociedade civil também prestigiaram a solenidade.
Na solenidade, o governador destacou a satisfação de estar em Juazeirinho para entregar obras importantes e reafirmou o compromisso com o desenvolvimento da região. “No mês do Maio Amarelo, a Ciretran está chegando ao município para prestar todos os serviços envolvendo o trânsito. Além disso, a obra de esgotamento sanitário promove inúmeras alterações na relação de convivência e de urbanidade e impacta na qualidade de vida e na saúde do cidadão”, frisou.
Ele também aproveitou para garantir a construção da estrada que vai ligar Juazeirinho a Santo André. “Eu sei que o cidadão que sai do Sertão e precisa ir para o Cariri tem que ir até a Praça do Meio do Mundo, e com a estrada, nós vamos reduzir em mais de 70 km o percurso. A nossa missão é interligar regiões e diminuir distâncias, fazendo com que o cidadão chegue mais rápido e que regiões economicamente importantes tenham uma relação mais fácil de comércio”, completou.
O governador destacou a parceria com Genival Matias e Bevilacqua. “É um privilégio ter um prefeito e um deputado atuante como Genival Matias lá na Assembleia desenvolvendo esse trabalho. Eu me lembro perfeitamente quando ainda era secretário, os dois estiveram em meu gabinete para pedir a construção desse binário, elaboramos o projeto e hoje está aí esse binário servindo a população. Da mesma forma que assumimos sim o compromisso com essa região, através do trabalho de Genival”, disse João.
O prefeito de Juazeirinho, Bevilacqua Matias, afirmou que o Governo do Estado tem assegurado serviços essenciais para o município. “Além de sermos sede de comarca, de termos uma Casa da Cidadania, que oferece um ótimo serviço à população, nós passamos a ter agora a Ciretran, que fará com que os motoristas não precisem mais se deslocar a Campina Grande para emplacar os carros ou tirar a carteira”, comentou.
Durante discurso o deputado falou da gratidão ao governador por lembrar sempre de Juazeirinho em suas ações desde quando era secretário, sempre cumpriu o que prometeu. “O nosso município conquista hoje grandes avanços e só temos que agradecer ao governador por essa iniciativa, por olhar para a nossa região, que é tão sofrida, mas que o Governo, por meio de suas ações, vem trazendo desenvolvimento e geração de emprego e renda. Hoje inauguramos a Ciretran em uma grande parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. Além do binário de Juazeirinho, reforma da escola estadual Almeida Barreto, obras de esgotamento e Casa da Cidadania, em breve teremos o início das obras da estrada que liga Juazeirinho ao município de Santo André”, destacou.
A Ciretran atenderá a vários municípios adjacentes, beneficiando uma população de mais de 92.500 habitantes. Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura do município, que cedeu e restaurou o prédio localizado na Rua Professora Josefa Neta, S/N, Centro, o novo órgão vai prestar atendimento aos usuários dos municípios de Soledade, Assunção, Boa Vista, Cubati, Junco do Seridó, Livramento, Olivedos, São Vicente do Seridó, Taperoá e Tenório. Com uma frota em torno de 18 mil veículos, entre carros e motos, a nova Ciretran possibilitará que a população usufrua dos novos serviços sem a necessidade de se deslocar para outras regiões.
O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Agamenon Vieira, destacou que o órgão trabalha para desobstruir os grandes centros e garantir maior comodidade aos condutores de veículos. “O público dessa região terá um atendimento melhor e mais próximo de sua residência, a partir da próxima segunda-feira. Juazeirinho é uma cidade polo e os motoristas da região poderão comparecer à Ciretran para serem atendidos com os serviços oferecidos pelo Detran, a exemplo de vistoria, troca de carteira de habilitação e transferência de propriedade; a nossa intenção é evitar que os motoristas enfrentem grandes filas e se desloquem para uma distância maior, como João Pessoa e Campina Grande”, pontuou.
Sistema de esgotamento sanitário – Consiste na instalação de 8.317 metros de rede coletora e 796 ligações domiciliares. A obra irá receber investimentos de aproximadamente R$ 5,6 milhões – oriundos do tesouro estadual e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) – beneficiando mais de 12 mil paraibanos.
Dessalinizador – Já as implantações e recuperações dos sistemas de dessalinização receberam recursos na ordem de R$ 139 mil e contemplam 53 famílias.
O secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, evidenciou que Juazeirinho recebeu mais um investimento do programa Água Doce. “A zona rural está recebendo água de qualidade. Além disso, a Cagepa inicia, nos próximos dias, a ampliação do sistema de esgotamento sanitário que é uma obra importante porque está relacionada à saúde pública e ao meio-ambiente”, explicou.
A aposentada Maria José Freitas enalteceu o investimento do Governo do Estado no município. “Desde que eu soube que a cidade iria ganhar a Ciretran, fiquei muito satisfeita. Achei muito boa essa ação”, relatou. O comerciante Ivanilson dos Santos também comemorou os benefícios. “Está aprovado porque são obras que dão segurança para todos nós”, avaliou.
A vice-governadora Lígia Feliciano, o deputado federal Damião Feliciano, presidente da Famup George Coelho, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da região, além da primeira-dama Luciana Matias prestigiaram o evento.