O governador João Azevêdo prestigiou, na tarde desta quinta-feira (16), em Natal, no Rio Grande do Norte, o estande da Paraíba na 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes). O evento está sendo realizado no Centro de Convenções da capital potiguar desde essa quarta (15) e segue até este domingo (19). Ao todo, 70 expositores de 17 municípios de todas as regiões do Estado participam do evento.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual conversou com os expositores e destacou a importância do evento para a agricultura familiar. “É uma feira não apenas da agricultura familiar, mas também do artesanato. Um espaço importante, que eu espero que se consolide a cada edição a partir de agora”, disse.
“A Paraíba tem muito a compartilhar com outros estados nesta feira. Temos grandes programas, como o Procase, o Cooperar. Tudo isso são experiências que temos para apresentar e trocar com os demais estados. Uma feira como essa é, antes de tudo, um intercâmbio de experiência”, prosseguiu João Azevêdo.
O secretário de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Bivar Duda, falou da expectativa com a participação da Paraíba na 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar. “Nós estamos representando a Paraíba e aqui não temos só uma feira, estamos num ambiente de negócios para agricultura familiar, conhecendo novas tecnologias, discutindo nas reuniões do Fórum de Gestores e Gestoras do Consórcio Nordeste,as iniciativas do Sistema de Informações da Agricultura Familiar composto de um banco de dados que disponibiliza os produtos da agricultura familiar e já é uma realidade também na Paraíba”, comentou.
Maria Aparecida é do município de Zabelê, no Cariri paraibano. Trouxe a renda renascença para expor. “Acho muito importante mais essa oportunidade que estamos tendo. Quero agradecer ao Governo do Estado, ao Procase por estar aqui”, disse.
Entre os objetivos da 1ª Fenafes está o fortalecimento de políticas públicas, visando à ampliação do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS-NE), assim como criar um espaço de intercâmbio das experiências sobre políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, com o envolvimento de governos e movimentos sociais. Outro objetivo do encontro é o fortalecimento do cooperativismo solidário e o processo de comercialização para os mercados institucional e privado.