Durante reunião realizada neste sábado, 27, para discutir a adoção e o reforço de medidas de enfrentamento à pandemia, o prefeito Bruno Cunha Lima ouviu, além de representantes de entidades do setor produtivo, lideranças religiosas de Campina Grande, tendo em vista que as celebrações nos templos, pelo número de pessoas que podem reunir, precisam observar as recomendações sanitárias contra a covid-19.
Ao final do encontro, houve concordância destas lideranças sobre a necessidade de manutenção de algumas medidas, desde a limitação à quantidade de fieis nos cultos e missas até uma atenção ainda maior quanto a outras ações, como uso de máscara, álcool gel e limitação dos contatos físicos.
O padre Luciano Guedes, vigário geral da Diocese de Campina Grande e pároco da catedral, lembrou que os cristãos, em suas celebrações, costumam se confraternizar com apertos de mãos e abraços, prática que, infelizmente, precisa ser restringida por conta da pandemia.
O sacerdote ressaltou, também, a importância da postura de diálogo da parte do prefeito Bruno. “Ouvir a sociedade e buscar entendimento e cooperação, estabelecer uma medida que será fruto do compartilhamento de ideias, de necessidades e de esforços. Certamente, esse momento foi de grande importância”, disse, sobre a reunião.
O pastor Euder Fáber, presidente da Visão Nacional para a Consciência Cristã (Vinacc), também destacou a importância de haver um canal direto e aberto de diálogo entre o chefe do poder executivo e a sociedade.
“A prefeitura dá o exemplo de como se deve tratar com os segmentos e a sociedade. O diálogo é o melhor caminho. O prefeito Bruno está de parabéns por chamar os diversos segmentos para discutir esse momento difícil que o Mundo está passando, para colaboração da sociedade civil”, ponderou Euder.
O pastor Thiago Borba, da Igreja Verbo da Vida, apontou a grande importância da disposição do governo para o diálogo. “Fico muito feliz com essa reunião. Acredito que é um diferencial mesmo. Nunca ouvi falar de um prefeito com uma iniciativa como essa. Nos sentimos bem atendidos, bem ouvidos e creio que esse tipo de iniciativa, se repetindo, vai ser um grande diferencial para essa gestão”, frisou.
Tônica do governo
Segundo Bruno Cunha Lima, o diálogo prévio com todos os segmentos que venham a ser atingidos por medidas de impacto da sua gestão será uma regra. “Ouvir a sociedade civil, dialogar com cada setor, é dever do gestor público e essa será a tônica do nosso governo, com respeito aos cidadãos e o chamamento do povo campinense como um todo a participar das decisões”, afirmou o prefeito.