O presidente Lula pode fazer anúncios nesta quinta-feira (25) sobre o setor automotivo. A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após reunião com o chefe do Palácio do Planalto.
O barateamento de veículos está no radar de Lula, que tem defendido que as montadoras vendam automóveis de “preços populares”. Nos bastidores, a ideia inicial do governo é oferecer um redução da carga tributária para o setor.
“Eu acredito que é amanhã, porque é o Dia da Indústria e talvez ele [Lula] queira anunciar. Mas eu não sei se vai dar tempo de processá-las. Apresentamos ao presidente algumas possibilidades de medidas e agora a decisão é dele”, comentou Haddad, sem antecipar quais ações poderiam ser anunciadas.
A equipe do Ministério da Fazenda já concluiu que a maior parte do pacote da chamada volta dos carros populares só pode ser viabilizado em 2024 por conta das regras fiscais.
“Discutimos várias possibilidades, mas tem coisas que só dá para fazer ano que vem. Pode ser até anunciado, mas só dá para fazer ano que vem em virtude das regras fiscais”, afirmou Haddad, no início da manhã desta quarta-feira (24).