O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta terça-feira (6) do evento de lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial de Santiago, no Chile, ao lado do presidente do país, Gabriel Boric. Na ocasião, Lula discursou e voltou a criticar “bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra”, em referência a Elon Musk, dono da SpaceX, fabricante de sistemas aeroespaciais.
“Para que os benefícios do desenvolvimento espacial sejam compartilhados com todos, é imprescindível que sejam fomentados em um marco sólido de políticas públicas. Os devaneios de bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra não substituem a orientação do Estado”, criticou o presidente.
Na última sexta-feira (2), Lula disse que tem “babaca” que desenvolve foguetes para procurar outro planeta para morar, em mais um crítica ao bilionário que é entusiasta da extrema-direita. Em abril, Musk fez ataques à democracia brasileira chamou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de ditador, afirmou que o magistrado “tirou Lula da prisão” e influenciou nas eleições de 2022.