LULISTA COM PRÁTICAS BOLSONARISTAS: Veneziano é o senador que mais destinou emendas do orçamento secreto

O oportunismo sempre definiu bem o senador Veneziano Vital. Depois de votar a favor do golpe na ex-presidente Dilma Roussef, Veneziano viu no lulismo uma boa oportunidade eleitoral na Paraíba e se realinhou ao PT. Mas na prática, o senador é tão velho quanto seus amigos do MDB; Sarney, Renan Calheiros, Eunício, Gedel, Temer e cia.

Levantamento da GloboNews acaba de revelar que Veneziano é o vice campeão em emendas secretas, a principal ferramenta do Centrão para manter parlamentares submissos ao governo Bolsonaro. O senador destinou R$ 100 milhões do orçamento secreto às suas bases, perdendo apenas para Artur Lira, presidente da Câmara.

Este tipo de emenda permite a identificação do órgão orçamentário, da ação que será desenvolvida e até do favorecido pelo dinheiro. No entanto, o parlamentar que indicou a destinação da verba fica oculto. O dinheiro é repassado na figura do relator do Orçamento, que varia ano a ano.

As emendas secretas constituem o mais promíscuo instrumento, das últimas décadas, na barganha política entre o Legislativo e o Executivo. É um jabá orçamentário.

Bem dizia Ricardo Coutinho: “Veneziano é um jovem com a mentalidade completamente ultrapassada. Ele não consegue dialogar com nada que seja novo. Ele só sabe fazer a política da família, dos acordos, do toma lá dá cá”.

Comentar com Facebook

Comentários

Opinião

Mais Lidas

Outras Notícias