O ICMS da gasolina nos quase 7 anos do Governo Ricardo Coutinho deu um salto considerável e hoje somos obrigados a conviver com o maior ICMS do Nordeste (31.8%), superando até São Paulo, o Estado mais rico do Brasil, onde o ICMS da gasolina é de 24%
A cada R$ 100 reais de gasolina, R$ 31 vai para os cofres do governo do Estado. Além de injusta, a alta carga tributária da Paraíba acaba travando o crescimento econômico, já que as empresas e indústrias procuram vantagens, e não desvantagens.
A tabela da Fecombustíveis está desatualizada, mas comprova que a Paraíba é o estado nordestino com o maior ICMS da gasolina:
Enquanto os vizinhos Pernambuco e Rio Grande do Norte dão incentivos fiscais para atrair empresas, aqui nós já começamos a perder as poucas que temos. E achando pouco, Ricardo Coutinho esfola o bolso do contribuinte para bancar uma de bom gestor e enfrentar a crise.
A questão é que RC enfrenta a crise da maneira errada. Pois sequer enxugou a folha de pessoal e reduziu os gastos do governo; preferiu meter a mão na carteira do contribuinte e encarecer ainda mais o custo de vida na Paraíba.
É o socialismo tabajara de Ricardo Coutinho…