O candidato a prefeito de João Pessoa, Nilvan Ferreira (MDB) participou nesta quinta-feira (08), do Debate Soma Network com a presença de empresários e membros do trade turístico da cidade. Na oportunidade, ele apresentou as propostas do Plano de Gestão ‘João Pessoa – Capital das Pessoas’ voltadas para o desenvolvimento econômico da cidade, especialmente nesse momento de pós-pandemia.
Reafirmando o compromisso com os setores, Nilvan elencou propostas como a desburocratização e informatização de todo o sistema de tramitação de processos para agilizar documentações como alvarás que deverão passar a ser emitidos em até 24 horas e garantiu incentivos fiscais para os setores econômicos estratégicos. “Vamos estimular o setor produtivo da nossa cidade. As empresas na nossa gestão terão uma atenção especial quanto à desburocratização, além de receberem incentivos fiscais por setor. Vamos derrubar os muros da burocracia, o fornecimento de alvarás será revolucionado em nossa gestão”, afirmou.
De acordo com Nilvan, a prefeitura não pode mais ser um fator de dificuldade para aqueles que querem investir e realizar empreendimentos na cidade. Segundo ele, a gestão da capital não acompanhou a evolução tecnológica da sociedade ao longo dos últimos anos. “Não se pode mais admitir que a prefeitura seja um entrave para quem deseja investir. Nossa gestão irá conectar a cidade à Revolução 4.0, da tecnologia, o que já era para ter acontecido. Iremos derrubar os muros que prejudicam João Pessoa e quem nela quer investir e empreender. Vamos potencializar os investimentos na nossa economia”, disse.
Para a construção civil, um dos principais setores da economia e responsável por milhares de empregos diretos e indiretos, Nilvan garantiu incentivos como a paralisação da cobrança da Outorga Onerosa. Ao mesmo tempo, também reforçou a importância da simplificação dos serviços da prefeitura. “Iremos oxigenar o setor da construção civil através da simplificação dos serviços da prefeitura. Chega de processos que demorem meses na prefeitura. Precisamos mexer, por exemplo, na outorga onerosa. Vamos estimular a construção civil pessoense.”, explicou
Nilvan também abordou a reestruturação do turismo da cidade com ações como a retomada econômica a partir do Centro Histórico e a reforma de estruturas públicas como a Feira de Oitizeiro e o Mercado Central que se encontram abandonadas, apesar de seu valor histórico e cultural para a cidade. O candidato também garantiu que em seu governo, a gestão do turismo será técnica e feita em diálogo com o trade turístico da cidade. “Os mercados e as feiras de João Pessoa foram abandonados. Parte de nossa história e cultura se esvai com a falta de investimento na infraestrutura desses locais. Onde está o cuidado com o nosso Mercado Central, com o nosso Centro Histórico? O turismo é vital para a retomada econômica em João Pessoa. Venceremos os obstáculos com uma gestão técnica à frente desse setor. A escolha do secretário de turismo e das demais pastas será técnica, pois minha aliança é com o povo”, defendeu.
Ainda entre as propostas apresentadas pelo candidato, Nilvan reforçou a importância do Banco da Retomada como um mecanismo de apoio aos pequenos empreendimentos da cidade que serão os grandes responsáveis por movimentar a economia a partir dos bairros, para tal, ele garantiu a implementação do Busca Empreendedor. “Turbinaremos o nosso Banco da Retomada já no próximo orçamento, elevando o que é investido hoje em microcrédito pela prefeitura de R$ 5 milhões para R$ 30 milhões já em 2021. Para aplicar esse recurso, não vamos esperar o tempo da burocracia e nem esperar que as pessoas venham buscar a prefeitura, nós vamos onde o povo está e para isso teremos o Busca Empreendedor que atuará nos bairros buscando quem quer empreender. Vou atrás das pessoas que querem empreender, e dar oportunidade a todos”
No debate, Nilvan ainda abordou temas como a mobilidade urbana reforçando a necessidade da atenção aos bairros, da ampliação de ciclovias e na melhoria da qualidade do transporte público para que este volte a ser atrativo para as pessoas. O candidato ainda garantiu que buscará retomar o projeto do BRT abandonado pela atual gestão.