É preciso que se diga outra vez: diante do pandemônio institucional a que assistimos, os cidadãos de bem estamos perplexos com o sequestro dos bons princípios pelo bolsonarismo e a consequente demonização deles levada a cabo por opositores do atual presidente.
Se você defende a liberdade de expressão e a separação dos poderes, é marcado como bolsonarista; se você não aprova a postura autoritária do ministro Alexandre de Moraes, parece que aprova as ameaças feitas contra ele; se você acha que é um precedente perigoso criminalizar fake news, é considerado integrante de uma corja empenhada em desinformar; se você defende que a terceira dose da vacina contra a Covid não seja a CoronaVac, vem tachado de negacionista; se você não acha uma má ideia contar com votos impressos, para além da urna eletrônica, é acusado de ser golpista. E por aí vai.
É preciso denunciar e condenar os oportunistas inescrupulosos, jamais os princípios. Estes foram sequestrados e nos cabe libertá-los do jugo dessa gente, para que continuem a guiar a nação e impeçam que aventureiros dela lancem mão.
Mario Sabino