Paraiba é a sexta colocada no país no ranking de transparência sobre Covid-19

O Estado da Paraíba subiu 10 posições no ranking de transparência sobre a Covid-19. A boa notícia veio nesta quinta-feira (30), por meio da publicação do novo ranking no site Open Knowledge Brasil (OKBR), que avalia a qualidade dos dados e informações relativas à pandemia do coronavírus, divulgados pelo Ministério da Saúde e estados brasileiros, em seus portais oficiais (https://transparenciacovid19.ok.org.br/). Com isso, a Paraíba saiu da 16ª e está na 6ª posição, em relação aos outros estados do país.

Comparado aos estados do Nordeste, a Paraíba aparece em terceiro lugar. Quanto a pontuação, disponibilizada no site, a Paraíba está com 81 pontos, junto com o Distrito Federal. De 80 a 100 pontos, o nível de transparência é considerado alto.

Na primeira posição no ranking, estão Rondônia e Pernambuco, com 98 pontos; o Ceará aparece em segundo, com 95; em terceiro, Espírito Santo, com 93; Minas Gerais, em quarto, com 88 e em quinto, Goiás e Amapá com 86 pontos.
O trabalho de disponibilizar os dados, referentes ao coronavírus, com a maior transparência possível, vem sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Companhia de Processamento de Dados da PB (Codata).

O bom resultado da parceria, que colocou a PB em sexto lugar, em transparência nos dados da pandemia, foi reconhecido pelo Governador João Azevedo. “Parabéns a toda equipe. O esforço conjunto é a melhor arma para combater essa pandemia”, disse.

O secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, ficou bastante satisfeito com a elevação da Paraíba para o sexto lugar no ranking da transparência. “A transparência das informações contribui para agilizar o trabalho árduo que já estamos desenvolvendo desde o início da pandemia. Agradeço imensamente toda a equipe por estar nos guiando em direção ao êxito”, ponderou.

O trabalho vem sendo coordenado pelo secretário executivo, da CGE, Letácio Guedes. “Parabenizo a todos! Sabemos o quanto é difícil exercitar a transparência pública para atender a critérios e usuários distintos, mas, estamos conseguindo e a tendência é que a Paraíba suba ainda mais neste ranking”, concluiu.

Com cunhado indicado na Sudene, Pedro Cunha Lima se cala diante do maior escândalo do governo Bolsonaro

Comentar com Facebook

Comentários

Opinião

Mais Lidas

Outras Notícias