Primeiro Ibope, agora Consult. Dois institutos de credibilidade comprovam que a cunhada do prefeito Luciano Cartaxo, Edilma Freire, não empolgou. Ao que tudo indica, o eleitor cada vez mais repudia a prática do familismo na política. Com tantos secretários e aliados, por que o prefeito foi escolher logo uma cunhada para a sucessão?… deve refletir o eleitor.
De acordo com os números da Consult, a candidata do PV aparece apenas com 7,2%, empatada com Ruy Carneiro (6,1%). Edilma está atrás de Cícero Lucena (20,1%), Nilvan Ferreira (19%), Wallber Virgolino (13%) e Ricardo Coutinho (12,5%).
Comparando com a pesquisa Ibope, Edilma só cresceu 2 pontos, mas nada que ultrapasse a margem de erro de 3,1% da Consult.
Além do fato da candidata não empolgar o eleitorado, os gênios do PV tem explorado muito a imagem da vice, Marina Feliciano, uma completa desconhecida em João Pessoa, mas que tem destaque até no jingle da campanha e na propaganda da TV. Vai entender.
Estou começando a acreditar na teoria de que Cartaxo quer mesmo perder para voltar com tudo em 2024. Ou seja, a candidatura de Edilma seria apenas um teatro.
Dados
Encomendada pelo Sistema Arapuan de Comunicação, a pesquisa está registrada com o número PB-01936/2020 no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).
Durante o levantamento, foram ouvidas 1000 eleitores. entre os dias 16 e 18 deste mês. de diferentes faixas etárias residentes em 40 bairros da cidade.
A pesquisa possui uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.