Quem trabalha com marketing político sabe que a corrida de cavalo da intenção de votos nem sempre é o mais importante. Outras variáveis como rejeição e potencial de crescimento também são relevantes. Bem como o nível de fidelidade da intenção do voto, a cristalização da escolha do eleitor.
A pesquisa IPEC apontou que o comunicador Nilvan Ferreira, candidato a governador pelo PL, é quem detém o eleitorado mais fiel. 74% dos entrevistados que afirmaram votar nele confirmaram que não mudarão de voto, e apenas 25% disseram que podem fazer alguma mudança.
Entre os que responderam votar em João Azevedo para o governo, 71% afirmaram que a escolha é definitiva e 28% ainda podem mudar o voto.
Já os eleitores de Pedro Cunha Lima e Veneziano estão mais propensos a mudar o voto. Nos dois casos, 52% não trocam de candidato, mas quase a metade, 47% dos que os escolheram, informaram que a decisão não é definitiva.
Ou seja, caso Nilvan se consolide na 2° colocação, como mostrou a pesquisa Real Time Big data, e todas as demais na margem de erro, não será tarefa fácil tirá-lo do 2° turno.