Todas as simulações de 2º turno até o momento evidenciam que Ciro Gomes é a alternativa mais segura para derrotar Bolsonaro e o discurso de ódio da extrema-direita. A candidatura de Bolsonaro se sustenta – em grande parte – no antipetismo que não está mais sob a liderança do PSDB.
Sem o PT no 2º turno, Bolsonaro ficará órfão de discurso, e sua narrativa que já é pobre, vai se igualar às teorias da conspiração do Cabo Daciolo.
A verdade é que tem muita gente bem intencionada votando em Bolsonaro apenas para derrotar o PT. São pessoas que fazem vista grossa para o discurso machista, homofóbico e supremacista do candidato do PSL. E também não dão a mínima se Bolsonaro é um analfabeto em economia e muito menos possui um projeto de nação sólido. Esses eleitores querem apenas derrotar o PT. E ponto final. Depois eles pensam no dia de amanhã.
“As pessoas não votam em políticos demagogos e autoritários com o objetivo de que eles matem a democracia. Votam em quem promete destronar os governantes com os quais elas estão furiosas”, diz o cientista político Steven Levitsky.
Por tal razão, Bolsonaro leva vantagem contra Haddad em todas as simulações de segundo turno. Mas com Ciro é diferente, porque o pedetista tem a menor rejeição entre os favoritos e apresenta um discurso de centro; ressaltando os pontos positivos dos governos do PT e criticando a corrupção e os erros na economia. Para Ciro Gomes, Lula não é um santo, nem um diabo. E os governos do PT não foram péssimos, nem ótimos.
Além disso, Ciro conquista com mais facilidade os eleitores do PSDB, da Marina Silva, do Amoedo e do Álvaro Dias, ambos antipetistas em sua maioria, mas que a priori também rejeitam o extremismo de Bolsonaro. Porém, há o risco de uma parcela desse eleitorado relevar as loucuras de Bolsonaro apenas para derrotar o PT.
Bolsonaro sabe que um segundo turno com Haddad representa a sua única chance de vitória. E não foi por acaso que seu primeiro vídeo pós-facada tenha focado no PT, em Lula e Haddad. Bolsonaro quer fazer do segundo turno uma disputa entre honestos X corruptos, nacionalistas X petistas. Estratégia que não se sustenta diante do discurso nacionalista e do histórico de honestidade de Ciro Gomes.
A derrota de Bolsonaro passa necessariamente por Ciro Gomes. Haddad é um ótimo candidato, mas infelizmente facilita a ascensão da extrema-direita no Brasil.
Ciro é caminho…