O sucateamento dos ônibus que circulam em João Pessoa e a insegurança para quem utiliza esses veículos tem colocado diariamente a vida dos passageiros em risco. O problema está sendo denunciado pelo deputado federal Ruy Carneiro e ainda se soma a falta de linhas, veículos sem acessibilidade, redução da frota, ônibus lotados, atraso das viagens e uma série de outros transtornos.
Em contato permanente com as comunidades da Capital, Ruy revelou que tem recebido diversos registros e também tem acompanhado as reclamações nas redes sociais, rádios e demais veículos de comunicação. “Os problemas nos ônibus de João Pessoa tem aumentado numa escala assustadora. Acordamos quase que diariamente com notícias de ônibus quebrados, assentos soltos, baratas no interior dos veículos, janelas sem vidros e tantos outros transtornos. A gravidade da situação tem colocado em risco a vida das pessoas. Não se pode esperar que uma tragédia acontece para poder agir. É preciso coragem para acabar com esse esquemão, intervir no sistema, trazer a população para o debate e garantir um serviço de qualidade para os pessoenses”, cobrou.
Durante uma plenária realizada para debater os problemas dos ônibus no Bairro das Indústria, Jofania Cristina afirmou que se sente enganada pela atual gestão. “O prefeito mentiu muito na época em que foi candidato. Ele dizia que o projeto dele era melhorar os ônibus, colocando ar condicionado, wi-fi. Hoje o que a vê nos ônibus são baratas e escorpiões”, desabafou.
A autônoma Cristiniane Massau comentou a situação através de uma rede social. “Essa é a a realidade de quem pega o 120 todos os dias para trabalhar. O motorista não tem culpa dos ônibus quebrarem. A culpa são dos empresários, que sabem que isso acontece diariamente e não tomam uma atitude pra melhorar o serviço”, descreveu.
Outro passageiro, que preferiu não se identificar, registrou a denúncia por meio da divulgação de um vídeo em um aplicativo de mensagens. “O ônibus da Linha 120, carro 02073, não tem condição de sair. É uma sucata. Segunda-feira, 07h50 da manhã, pneu furado. Essa situação prejudica todo mundo. Será que ninguém aqui trabalha? Cícero Lucena não está sabendo disso? Todo mundo sabe da situação de quem anda de 120. Ministério Público, Procon, 27 vereadores e ninguém toma uma providência”, desabafou.
Os problemas da linha 120-Parque do Sol estão entre os mais citados pela população. Outras frotas bastante criticadas foram do 115-Distrito Industrial, 104-Bairro das Indústrias, 503-Padre Zé, 1001-Bairro das Indústrias/Mandacaru.