Em ofício enviado à Secretaria de Saúde da Paraíba e vídeo nas redes sociais, o deputado federal Ruy Carneiro cobrou nesta quarta-feira (18) mais informações sobre os casos suspeitos e acompanhados de pessoas possivelmente infectadas com o novo coronavírus.
O documento solicita boletins diários para que a população seja corretamente informada sobre a real situação das pessoas que procuraram a rede de saúde.
O parlamentar questionou o fato de todos os estados vizinhos já apresentaram resultados dos testes e casos confirmados de pacientes com a COVID-19, menos a Paraíba. “É importante que a população saiba qual o planejamento elaborado pela gestão estadual para conter o avanço do vírus no estado da Paraíba. (…) A falta de transparência pode ter um efeito catastrófico e dar a falsa impressão à população que o vírus não chegou ao nosso Estado”, afirma o deputado Ruy no ofício.
Entre as solicitações do deputado estão os temas:
– Centro de Operações de Emergências para atender os suspeitos de contaminação.
– O hospital de referência para os infectados. – Forma de triagem dos casos suspeitos.
– Motivo do laboratório para análise ser em Belém e não em lugar mais próximo.
– Orientações para profissionais de saúde sobre precauções e referência.
– Capacitação dos profissionais do SUS em epidemiologia.
– Orientações para rede privada e filantrópica de saúde.
– Integração com a Anvisa no controle de aeroportos.
– Divulgação de boletins diários para gestores e profissionais de saúde?
– Orientações a serviços de saúde, com apoio de federações, associações e entidades de classe?
– Quais recursos financeiros para combater conter a pandemia, com municípios e órgãos beneficiados.
Para cada boletim epidemiológico, o deputado Ruy recomendou que constem, com base em experiência de outros estados do Brasil e países pelo mundo, as seguintes informações:
– Quantos casos suspeitos.
– Quantos exames. E quais resultados.
– Estado clínico das pessoas.
– Se há transmissão local ou não.
O deputado acrescentou que é responsabilidade de todos brasileiros tomar medidas de higiene e reclusão para diminuir a disseminação do víros.
“Mas é uma obrigação dos estados e municípios tomar as medidas cabíveis, e a transparência com relação a isso é uma das medidas mais importantes”, destacou Ruy.
Em vídeo divulgado em suas redes sociais, Ruy se coloca à disposição da população para receber reclamações sobre o controle do novo coronavírus e destaca a importância do controle para que sejam tomadas as ações necessárias.
“Espero que não esteja acontecendo, o que seria muito grave, subnotificações na Paraíba” concluiu o parlamentar.