A garantia de direitos aos trabalhadores e trabalhadoras que atuam por meio de aplicativos permanece sendo defendida pelo deputado federal Ruy Carneiro. O parlamentar ouviu as principais demandas da categoria durante atividades e manifestações realizadas em João Pessoa e se comprometeu a levar as reivindicações ao Congresso Nacional.
As insatisfações dos profissionais em relação a pontos específicos do projeto apresentado pelo Governo Federal também foram alinhadas com o deputado. “É urgente e fundamental defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras de aplicativos, principalmente a segurança previdenciária, o direito ao INSS e à aposentadoria. Isso é um avanço importante. Porém, quem sabe as reais necessidades e angústias vivenciadas diariamente é a própria categoria. Eles precisam ser ouvidos antes da concretização de qualquer projeto e é por isso que irei lutar no Congresso”, defendeu Ruy.
A importância do segmento profissional para o desenvolvimento da economia da Paraíba e do Brasil também foram destacados pelo parlamentar. “Esses motoristas, motociclistas e entregadores de bikes prestam grandes serviços à nossa sociedade, seja no transporte de passageiros, de alimentos ou de mercadorias. Eles também foram fundamentais no período da pandemia e tudo isso precisa ser reconhecido. Reforço o meu compromisso com as categorias e coloco meu mandato a disposição desses profissionais, tanto no convencimento dos demais parlamentares, como para dar voz aos pontos da legislação que precisam ser modificados”, assegurou.
O presidente do Conselho Municipal dos Entregadores de João Pessoa, Léo Martins, ressaltou a relevância de ter uma voz ativa que represente os trabalhadores no Congresso. “Agradecemos o apoio e a atenção do deputado Ruy com a nossa luta. Temos certeza que ele será uma voz importante para que as nossas reivindicações cheguem ao Congresso Nacional. A gente agradece o comprometimento com a categoria. Sei que o que ele vai fazer por nós será semelhante a luta que ele teve e continua tendo em defesa da enfermagem”, pontuou.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil tinha mais de 1,5 milhão de trabalhadores de aplicativos em 2022. Recentemente, o Governo Federal apresentou um Projeto de Lei para regulamentar a atuação dos profissionais que utilizam carros para trabalhar por aplicativos. A matéria será avaliada pelo Senado e pela Câmara Federal, mas inicialmente ainda excluem os trabalhadores que utilizam motos e bicicletas.