Seria melhor ter alargado a orla com areia do próprio mar do que destruí-la com toneladas de pedras

Nas últimas semanas, um debate começou a se intensificar em João Pessoa: a engorda de alguns trechos da orla com a areia do própio mar.

Tendo recursos para tal obra, sou totalmente a favor. Não vejo nada demais em tirar a areia do próprio mar para aumentar a praia. É só uma troca de dois elementos com praticamente nenhum efeito ambiental.

Uma das primeiras experiências com alargamento de praia feita no Brasil foi no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana. Confira o antes e depois:

1956 2007

O aterro gigantesco afastou o mar oitenta metros da zona de arrebentação original. O projeto contou ainda com alargamento da Avenida Atlântica, estacionamento e calçadas.

Ampliar a faixa de areia em áreas afetadas pelo avanço do mar tem se tornado uma intervenção comum. Se o ex-prefeito Luciano Cartaxo tivesse sido mais criativo, a engorda poderia ter solucionado o problema da barreira do Cabo Branco – e sem destruí-la -,  mas ele optou por uma solução arcaica e entupiu uma parte da praia com toneladas de pedras ao custo de mais de R$ 4 milhões.

Comentar com Facebook

Comentários

Opinião

Mais Lidas

Outras Notícias